sábado, 13 de fevereiro de 2010

Veleiros Rio 2010 - Núcleos Darcy Vargas e França IV

Relatório

Polo Nelson Carneiro
Núcleo (s) presente (s): Darcy Vargas e França.
Data: 05/02/2010
Local: Píer Mauá (Evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”).
Componente (s) Curricular (es): Turismo e Hospitalidade, Arte e Cultura, Matemática e Participação Cidadã.
Unidade Formativa: VI
Atividade: Visita ao evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”.

Justificativa:
A ida ao evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”, de caráter internacional, se justifica pela oportunidade de visualizar a organização de um grande evento, percebendo os elementos necessários a sua montagem e organização, tendo relação direta com a ocupação de Organizador de Eventos do arco de Turismo e Hospitalidade.
Objetivo Geral:
Participar de um grande evento internacional ligado ao turismo da cidade do Rio de Janeiro.
Objetivos Específicos:
- Observar a organização de um grande evento.
- Estabelecer contato com pessoas de culturas e línguas diversas.
- Conhecer o cais do porto e o Píer Mauá, importantes na história da cidade do Rio de Janeiro e do País.

Relato:
No dia 05 de fevereiro de 2010 os alunos dos núcleos Darcy Vargas e França realizaram uma visita ao evento “Grandes Veleiros Rio 2010 – Velas Sudamérica”, no Píer Mauá, região portuária do Rio de Janeiro. Lá tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura necessária à montagem de um grande evento, de nível internacional, além de manterem contato com pessoas de países latino-americanos (Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador, México, Chile e Colômbia) e da Espanha, conhecendo um pouco de suas culturas. O evento foi idealizado pelos professores Erick (Turismo e Hospitalidade) e Giovan (Arte e Cultura) e contou com a participação dos professores Álvaro (Matemática) e Juliana ( Participação Cidadã). Logo na chegada ao Píer Mauá, era possível vislumbrar os altos mastros das nove embarcações que participaram do evento, incluindo o Cisne Branco, veleiro do Brasil. Todos os navios permitiam o embarque dos visitantes para se conhecer seus interiores, mas, devido ao horário da nossa visita, não foi possível entrar em todos eles. Porém, em todos os que nos foram permitido embarcar, fomos muito bem tratados e recebidos com cortesia e hospitalidade. Alunos e professores puderam conhecer um pouco sobre a vida nos navios, a cultura e a língua dos visitantes ancorados. O evento estava bem organizado, contando com banheiros químicos, organizados sob uma tenda, lanchonetes, serviço de informações turísticas e um grande palco onde eram realizados shows de samba, pela proximidade do carnaval.
Relatos dos alunos:
Aluna Fabiana Victor (Escola Darcy Vargas):
“No dia 05/02/2010 fomos visitar os veleiros que estavam ancorados no porto, e como estamos fazendo o curso de turismo essa oportunidade era e foi única de podermos conhecer pessoas de outros países, e assim foi. O evento estava bem organizado, nos veleiros tinha sempre um marinheiro, para levar os grupos que chegavam, para mostrar o interior dos veleiros. Em terra, tinha banheiros públicos , lanchonete e até mesmo samba, muito samba, para quem quisesse dançar. Foi muito bom ... A atividade externa foi ótima”.
Aluna Claudiana Mororó (Escola Darcy Vargas):
“A visita foi muito legal. O evento estava bem organizado, tinha banheiro público, lugar para vender bebida e comida. Visitei quatro barcos, do Equador, Argentina, Brasil e México. O que mais gostei foi o barco do México, pois eles tocavam uma música, eles são muito divertidos e alegres”.
Aluna Cheila Alves (Escola Darcy Vargas):
“Eu visitei uns navios, tiramos fotos, eu e meus colegas. Conhecemos pessoas diferentes que falavam outras línguas. Eu gostaria de poder entendê-los. Lá havia local para venda de comida, havia banheiros públicos, lá estava muito cheio de visitantes . Eu gostei de conhecer o navio do Equador, o do Brasil e também o da Argentina”.
Aluna Leidiane de Jesus (Escola Darcy Vargas):
“No dia 05 de fevereiro fomos a uma atividade externa no evento internacional de veleiros no porto do Rio. Chegamos lá e a nossa primeira parada foi no navio do Equador, aonde fomos bem recebidos pelos tripulantes, inclusive teve um que nos guiou para conhecermos melhor os cômodos do navio, tentamos nos comunicar com ele, arrastando mais foi. Estava bem organizado o evento, havia lanchonete e banheiros públicos. A entrada era liberada para todas as idades. Depois fomos no navio da Argentina onde também fomos bem recebidos, estava bem movimentado o evento e a nossa última parada foi no navio do Brasil porque o horário já estava acabando e o que mais gostei foi o navio do Equador pelo simples fato de termos sido bem recebidos”.
Aluna Bernarda (Escola França):
“A chance de conhecer os navios e o porto do Rio de Janeiro foi maravilhosa. Nunca tinha entrado lá antes. Conheci navios de vários países, Brasil, México, Uruguai e vi também todos os outros. Eram 9 no total. Tava bem organizado o evento, com banheiros, lanchonetes e show de música de carnaval. Apesar de não entender muito bem o que eles falavam, gostei de ver os marinheiros de outros países conversando com a gente. Foi bom para entender melhor como é que se monta um evento de turismo. Este estava bem cheio e muito bem organizado. Foi tudo ótimo.
Aluna Vanessa Lessa (Escola Darcy Vargas):
“Eu achei muito legal, eu nunca entrei num navio, neste dia eu entrei em muitos navios e conversei com vários marinheiros. Eu entrei no navio do Equador, eu conheci dentro do navio e lá tinha muitas coisas bonitas. Eu conheci o navio Argentino, o navio do México e o Cisne Branco que foi uma decepção para mim, o navio era o mais caidinho, mas foi muito bom conhecer os navios”.
Aluno Edmilson Barbosa (Escola Darcy Vargas):
“Foi muito bom ir até o porto do Rio porque eu gostei de muitas coisas legais que tinha nos barcos, como o do Uruguai, onde tinha uns caras muito legais que vendiam pingentes e bonés do país deles. No do México, foi muito bom ver como os mexicanos dançam as músicas deles, eles chamavam as pessoas para dançar as músicas deles. E no brasileiro tinha muitas coisas boas, o Brasil tem sempre coisas boas, músicas que todo mundo curte. Foi muito bom conhecer o nosso porto, que vai receber todos os países do mundo para a olimpíada de 2016 que vai movimentar toda a cidade. Muito obrigado por ter esses passeios para os alunos. Curti mais o nosso Rio de Janeiro”.
Aluno Leonardo ( Escola França):
O passeio para ver os navios no porto foi muito legal. Encontramos com alguns alunos de outra escola do ProJovem e vimos vários navios de vela enormes. Pudemos entrar neles, e conhecer eles por dentro. No do México tinha música e os marinheiros dançavam com as pessoas que entravam pra visitar. Foi muito divertido. Os passeios são bons para a gente ver como é o turismo no Brasil. Eu gostei muito.

Considerações Finais:
A participação dos alunos do ProJovem em eventos turísticos é de grande importância para sua formação profissional no arco de Turismo e Hospitalidade. Apesar do pouco tempo restante para o fim do curso, ainda é possível realizar atividades externas de baixo custo e alto aproveitamento para os alunos e professores.
Equipe Idealizadora:
Professor Erick (Turismo e Hospitalidade), Professor Giovan (Arte e Cultura), Professor Álvaro (Matemática) e Professora Juliana (Participação Cidadã).







Nenhum comentário:

Postar um comentário