terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Rio a Pé - Relatório da Professoa Jandra - 1






PROJOVEM URBANO

POLO NELSON CARNEIRO

NÚCLEO DARCY VARGAS

DISCIPLINA CIÊNCIAS HUMANAS

Tema: JUNVENTUDE E CIDADANIA

ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ

28 de janeiro de 2010, quinta-feira, 20 h e 30 minutos

RELATÓRIO SOBRE A VISITA AO CENTRO CIDADE DO RIO DE JANEIRO

RESGATANDO A HISTÓRIA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

OBJETO DO TRABALHO: Observar o Centro do Rio de Janeiro, onde foi palco de grandes movimentos políticos e artísticos. Mostrando o educando através das construções, relatos de fatos ocorridos nas nossas Avenidas, Ruas, Travessas, Casarões, Sobrados, Casas noturnas e etc. a evolução e transformação da cidade e dos cidadãos.

OBJETIVO

Apresentar ao aluno do Projovem Urbano, a importância do homem na construção da cidadania, como um eficiente caminho para estimular a consciência cidadã do indivíduo, começando da trajetória dos colonizadores ao Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SlLVA.

JUSTIFICATIVA

Resgatar a auto-estima e a atitude cidadã é uns dos objetivos do nosso Projeto. Acreditamos que a orientação com vários profissionais e simpatizantes, torna-se um processo dinâmico, enriquecido através do conteúdo, diálogo e trocas com outras pessoas.

Alunos e profª. Terezinha (LP)

Igreja Presbiteriana, único prédio em Estilo Gótico no Centro do Rio de Janeiro, tendo ao fundo o Prédio do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal que fica na Avenida Chile. Os primeiros presbiterianos chegaram ao Rio de Janeiro em 1859. Sua primeira sede situava-se na Rua do Ouvidor, posteriormente foi instalada na Rua 7 de Setembro, na Rua Regente Feijó e no Campo de Santana. Em 1870 foi comprado o terreno na então Rua da Barreira, hoje Rua Silva Jardim. O primeiro templo construído no local datava de 1874, mas o tempo não foi favorável à manutenção desta construção, o prédio passou por diversas reformas ao longo do século XX.

Missão:

- Pregar o Evagelho do Reino de Deus
- Educar para a vivência cristã
- Assistir o ser humano em suas necessidades
- Fazer diferença pela qualidade e eficiência do que faz

Valores e princípios:

- A soberania de Deus
- A Confissão de Fé e seus catecismos como exposição fiel das doutrinas bíblicas
- Respeito à sua herança histórica, aos valores éticos e ao equilíbrio quanto à liturgia e à doutrina.

Interagindo

Alunos do PROJOVEM URBANO

Rio de Janeiro e Niterói

Entre C .C. Carioca, Teatro João Caetano, o Real Gabinete Português de Leitura e a EPUFRJ

A Escola Politécnica da UFRJ tem origem nos fervilhantes anos do século XVIII. O Brasil era ainda colônia de Portugal. Idéias libertárias surgiam nas palavras de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e de Tomás Antônio Gonzaga, o Poeta, nomes que marcaram a Inconfidência Mineira, levada ao fim com a condenação e morte de Tiradentes, precisamente no ano de 1792.

Mais tarde, já em 4 de Dezembro de 1810, o Príncipe Regente - futuro Rei D. João VI - assinou uma lei criando a Academia Real Militar.

Nomes de alguns alunos:

Em 1818, aos 15 anos de idade, o cadete Luiz Alves de Lima e Silva - o futuro Duque de Caxias

Mais recentemente, Mário Henrique Simonsen, Maurício Botelho, Antônio Maciel, entre outros.

Alunos atentos as explicações do

Coordenador da UERJ - Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello

O Largo do Rossio Grande, depois Campo dos Ciganos, em 1747 passou a ser o Campo da Lampadosa, em 1808 passou para Campo do Polé, depois de 1822 foi a Praça da Constituição e finalmente Praça Tiradentes em 1890. Praça de muitos nomes e muitos moradores ilustres, como José Bonifácio de Andrada e Silva que residiu na esquina com a Avenida Passos, onde D. Pedro I gostava de despachar. Foi um lugar de boemia, que começou com os bailes do Visconde do Ouro Seco em seu Solar e se mantém na Estudantina, a mais autêntica gafieira do Rio de Janeiro, onde os cariocas continuam a fazer a festa.

No meio da Praça foi inaugurada em 1862, uma estátua eqüestre de D. Pedro I, mandada erguer por D. Pedro II, representando o Imperador ao proclamar a Independência do Brasil

Rua Imperatriz Leopoldina

Largo da Carioca

Praça Tiradentes

OS EDUCANDOS

Trechos de alguns depoimentos feitos pelos alunos.

Aluno Ricardo Oliveira - “Eu gostei do evento, Entendi que os monumentos fala sobre a cultura de cada época em nossas vidas, em nosso cotidiano. Acho muito importante, adorei essa oportunidade;”

Aluna Fabiana Victor – “Adorei a visitação, para mim faltou mais tempo. Participando do evento, conheci outras pessoas de vários lugares e aprendi através da caminhada nas ruas do Centro fatos importantes como: as casas e bares onde os músicos e políticos se reunião, que todos os jovens precisam conhecer e respeitar.”

Aluna Priscila da Silva – “Foi um experiência interessante, porem um pouco cansativa, pois vim direto do trabalho”;

Aluna Suellen Gomes – “Adorei! Ouvi historias interessante, conversei com outras pessoas, inclusive professores do PROJOVEM de Niterói.

Depoimento dos Educadores:

Profª. Jandra Prazeres (CH) – “Acho importante apresentar aos alunos a parte histórica e geográfica da cidade, para que eles próprios possam conduzir turistas e moradores da cidade para um passeio histórico pela região central. Monumentos, igrejas e prédios históricos;”

Profª. Terezinha Bandeira (LP) – “Podemos observar os erros ortográficos nas tabuletas de anúncios de prestações de serviços;”

CONCLUSÃO

Enfim o resultado desta experiência foi positivo, pois nos possibilitou coletar bastantes materiais para serem abordados dentro da unidade formativa VI.

Relatório produzido pela professora Jandra Prazeres

Alunos:

Fabiana Victor Priscila da Silva Ricardo Oliveira Robson de Souza

Suellen Gomes Vanessa Lessa Verônica Santos

PROJOVEM URBANO, 02/02/2010

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