PROJOVEM URBANO
POLO NELSON CARNEIRO
NÚCLEO DARCY VARGAS
DISCIPLINA CIÊNCIAS HUMANAS
Tema: JUNVENTUDE E CIDADANIA
ROTEIRO NOTURNO NO CENTRO DO RIO A PÉ
28 de janeiro de 2010, quinta-feira, 20 h e 30 minutos
RELATÓRIO SOBRE A VISITA AO CENTRO CIDADE DO RIO DE JANEIRO
RESGATANDO A HISTÓRIA NAS RUAS DO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
OBJETO DO TRABALHO: Observar o Centro do Rio de Janeiro, onde foi palco de grandes movimentos políticos e artísticos. Mostrando o educando através das construções, relatos de fatos ocorridos nas nossas Avenidas, Ruas, Travessas, Casarões, Sobrados, Casas noturnas e etc. a evolução e transformação da cidade e dos cidadãos.
OBJETIVO
Apresentar ao aluno do Projovem Urbano, a importância do homem na construção da cidadania, como um eficiente caminho para estimular a consciência cidadã do indivíduo, começando da trajetória dos colonizadores ao Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SlLVA.
JUSTIFICATIVA
Resgatar a auto-estima e a atitude cidadã é uns dos objetivos do nosso Projeto. Acreditamos que a orientação com vários profissionais e simpatizantes, torna-se um processo dinâmico, enriquecido através do conteúdo, diálogo e trocas com outras pessoas.
Alunos e profª. Terezinha (LP)
Igreja Presbiteriana, único prédio
Missão:
- Pregar o Evagelho do Reino de Deus
- Educar para a vivência cristã
- Assistir o ser humano em suas necessidades
- Fazer diferença pela qualidade e eficiência do que faz
Valores e princípios:
- A soberania de Deus
- A Confissão de Fé e seus catecismos como exposição fiel das doutrinas bíblicas
- Respeito à sua herança histórica, aos valores éticos e ao equilíbrio quanto à liturgia e à doutrina.
Interagindo
Alunos do PROJOVEM URBANO
Rio de Janeiro e Niterói
Entre C .C. Carioca, Teatro João Caetano, o Real Gabinete Português de Leitura e a EPUFRJ
A Escola Politécnica da UFRJ tem origem nos fervilhantes anos do século XVIII. O Brasil era ainda colônia de Portugal. Idéias libertárias surgiam nas palavras de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e de Tomás Antônio Gonzaga, o Poeta, nomes que marcaram a Inconfidência Mineira, levada ao fim com a condenação e morte de Tiradentes, precisamente no ano de 1792.
Mais tarde, já em 4 de Dezembro de 1810, o Príncipe Regente - futuro Rei D. João VI - assinou uma lei criando a Academia Real Militar.
Nomes de alguns alunos:
Em 1818, aos 15 anos de idade, o cadete Luiz Alves de Lima e Silva - o futuro Duque de Caxias
Mais recentemente, Mário Henrique Simonsen, Maurício Botelho, Antônio Maciel, entre outros.
Alunos atentos as explicações do
Coordenador da UERJ - Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello
O Largo do Rossio Grande, depois Campo dos Ciganos, em 1747 passou a ser o Campo da Lampadosa, em 1808 passou para Campo do Polé, depois de 1822 foi a Praça da Constituição e finalmente Praça Tiradentes em 1890. Praça de muitos nomes e muitos moradores ilustres, como José Bonifácio de Andrada e Silva que residiu na esquina com a Avenida Passos, onde D. Pedro I gostava de despachar. Foi um lugar de boemia, que começou com os bailes do Visconde do Ouro Seco
No meio da Praça foi inaugurada em 1862, uma estátua eqüestre de D. Pedro I, mandada erguer por D. Pedro II, representando o Imperador ao proclamar a Independência do Brasil
Rua Imperatriz Leopoldina
Largo da Carioca
Praça Tiradentes
OS EDUCANDOS
Trechos de alguns depoimentos feitos pelos alunos.
Aluno Ricardo Oliveira - “Eu gostei do evento, Entendi que os monumentos fala sobre a cultura de cada época em nossas vidas, em nosso cotidiano. Acho muito importante, adorei essa oportunidade;”
Aluna Fabiana Victor – “Adorei a visitação, para mim faltou mais tempo. Participando do evento, conheci outras pessoas de vários lugares e aprendi através da caminhada nas ruas do Centro fatos importantes como: as casas e bares onde os músicos e políticos se reunião, que todos os jovens precisam conhecer e respeitar.”
Aluna Priscila da Silva – “Foi um experiência interessante, porem um pouco cansativa, pois vim direto do trabalho”;
Aluna Suellen Gomes – “Adorei! Ouvi historias interessante, conversei com outras pessoas, inclusive professores do PROJOVEM de Niterói.
Depoimento dos Educadores:
Profª. Jandra Prazeres (CH) – “Acho importante apresentar aos alunos a parte histórica e geográfica da cidade, para que eles próprios possam conduzir turistas e moradores da cidade para um passeio histórico pela região central. Monumentos, igrejas e prédios históricos;”
Profª. Terezinha Bandeira (LP) – “Podemos observar os erros ortográficos nas tabuletas de anúncios de prestações de serviços;”
CONCLUSÃO
Enfim o resultado desta experiência foi positivo, pois nos possibilitou coletar bastantes materiais para serem abordados dentro da unidade formativa VI.
Relatório produzido pela professora Jandra Prazeres
Alunos:
Fabiana Victor Priscila da Silva Ricardo Oliveira Robson de Souza
Suellen Gomes Vanessa Lessa Verônica Santos
PROJOVEM URBANO, 02/02/2010
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