quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Memória da Reunião de Esporte e Lazer.

Memória da reunião de formação com os educadores de Qualificação Profissional em Esporte e Lazer do Projovem Urbano – Rio de Janeiro/RJ

Local: Instituto Via Brasil.
Data: 17/12/2009
Horário: 14h.
Participantes: Coordenação Municipal, educadores de qualificação profissional em esporte e lazer e representante da Coordenação de Polo.

Pauta:
• Discussão sobre aspectos relevantes do manual do educador: enfase nas atividades sugeridas.

A coordenação municipal recapitulou o roteiro e objetivo de algumas atividades sugeridas no manual do educador de esporte e lazer com o intuito de que os educadores falassem um pouco sobre suas experiências a partir da realização das referidas atividades.
Observou-se, através dos relatos, que nem todas as atividades foram realizadas pelos educadores. Estes, acabaram selecionando algumas atividades para realizar, de acordo com a aptidão e interesse de cada um ou pela avaliação que faziam da importância da atividade. Ficou evidente também a fragilidade do registro e sistematização das ações.
Os educadores ratificaram a necessidade de se disponibilizar material de apoio e complementar que pudesse tornar mais atrativas as aulas, facilitando a inclusão no conteúdo programático do arco questões relacionadas a segurança, primeiros socorros, anatomia. Contudo, o esforço feito, quando da ausência de material, em adaptar o material, a exemplo do uso de halteres feitos de garra plástica com areia, bastão de cabo de vassoura etc.
Foi falado ainda da importância de se inserir o “guardião de piscina”como uma ocupação que integraria o arco.
Foi sugerido que se fizesse uma articulação com as diretoras das Escolas, nas quais funcionam o Projovem Urbano, no sentido de criar possibilidades dos alunos do arco poderem testar os conhecimentos e habilidades adquiridas, desenvolvendo atividades, principalmente de recreação e lazer, com os alunos da Escola regular, em horário alternativo.
Falou-se da importância de cada educador investir no conhecimento das características de suas turmas. Para isto foi sugerida a elaboração de um roteiro composto por questões relevantes que pudessem sinalizar o perfil do aluno, a partir de questões do próprio componente curricular. Se feito com rigor investigativo, esta é uma questão que pode gerar importantes reflexões acerca da juventude com a qual trabalhamos. Fica a sugestão, inclusive com ambições de publicação do resultado deste ou de qualquer outro registro que se proponha a fazer.
Enfatizou-se sobre as facilidades que o material didático oferece no sentido de garantir a articulação entre os educadores dos diferentes componentes curriculares e arcos ocupacionais. Mesmo assim, avalia-se, a partir dos relatos, que este tipo de iniciativa ainda é muito pontual.
Ao questionar os educadores acerca do nível de acumulo de conhecimento do aluno nas questões relativas ao arco ocupacional, foi unânime a afirmação de que esta experiência, por razões que não foram discutidas, não foi suficiente, até então, para formar alunos devidamente capacitados a realizar ações consideradas básicas e essenciais no arco como, por exemplo, o aluno identificar as três etapas de uma sessão de atividade física (precedente, execução e avaliação/recuperação), a elaboração e execução de uma aula (seja de qual modalidade esportiva for), a organização de um torneio ou campeonato, seguindo as orientações técnicas. Falou-se das exceções acerca desta avaliação, no entanto dizem respeito a alunos que entraram no Programa já com alguma vivência prática. E também, nesta mesma lógica, é possível identificar alunos capazes, mas que não conseguem executar, socializar o conhecimento apreendido por timidez, insegurança, dificuldade de se comunicar com os pares, principalmente, se tiver que utilizar uma linguagem diferente da coloquial.
Os educadores apresentarão no próximo encontro o resultado de algumas atividades sugeridas no manual do educador para socializar com o grupo:
a) Atividade de recreação (responsável: Flávio Ribeiro);
b) Atividade que relaciona diversão e condição de classe social (responsável: Vanderson de Almeida);
c) Atividade que trata das funções pedagógicas do recreador (responsável: Washington Luiz);
d) Pesquisa sobre aspectos característicos da culturas locais, regionais etc. (responsável: Washington Luiz);
e) Atividade que trata dos “sistemas e órgãos do corpo humano”. (responsável: Rinaldo Travessa);
f) Atividade que tem o preconceito como tema central. (responsável: Denise Cristina)

Cronograma de reuniões com os Educadores de Qualificação Profissional para o mês de Fevereiro e Março de 2010:
Dia 25/02 (quinta-feira) – Reunião com os Educadores de Construção Civil e Reparos;
Local: 9º andar, sala 02 do prédio anexo ao CASS.
Horário: 14h.
Dia 04/03 (quinta-feira) – Reunião com os professores de referência e apoios de cada núcleo para tratar da estruturação da logística para aplicação do EFNE.

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