sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aula de informática 1






Ações implementadas: Informática: Inserção Produtiva e de Comunicação dos Alunos do Projovem Urbano.

Palavra Chave: Informática.

O Trabalho desenvolvido pela Equipe do Núcleo da Dilermando Cruz constituído pela sua equipe Professores/Apoio e dos Coordenadores Pedagógicos do Pólo Nelson Carneiro, direcionando as aulas de informática no Projovem Urbano, vem sendo de vital importância para os jovens Alunos do Núcleo, para sua inclusão digital como instrumento de inserção produtiva e de comunicação, não só capacitando-os para o mundo do trabalho bem como ao acesso a informação e a cultura por meios tecnológicos.

O Trabalho vem sendo acompanhado de perto pelos Coordenadores Sylvio Abreu e Sandra Santos, dando apoio não só pedagógico como também atendimentos aos alunos do Núcleo.

Os alunos estão tendo acesso ao laboratório de informática, onde estão sendo ministradas aulas sobre Editor de Texto, Planilha, Editor de Slides, Banco de dados e Internet, com orientação dos (as) Professores (as) Carmem, Luis Carlos, Emerson, Sorahia, Elisabete, Vera, Fernanda e Celso, ora se revezando para passar aos Alunos os conhecimentos necessários na área tecnológica e pedagógica, criando um elo interdisciplinar por meios de pesquisas históricas e geográficas, elaboração de textos, cálculos matemáticos, inclusão social e interagindo com os Arcos Ocupacionais de Construção Civil e Turismo, utilizando o laboratório de informática como ferramenta de aprendizagem.

Nosso maior objetivo é que os alunos tenham uma visão mais clara de seus propósitos sociais que possam utilizar as tecnologias de informática necessárias à busca de informações e à inserção cultural e profissional de interesse de cada um deles.

Não podemos omitir o empenho da Direção do Colégio Municipal Dilermando Cruz que vem dando todo apoio a Equipe de Professores e Coordenadores do Núcleo Dilermando Cruz e Pólo Nélson Carneiro, garantindo assim o desenvolvimento deste trabalho com qualidade.

Rio de Janeiro, RJ, 28 de janeiro de 2010.

Equipe Dilermando Cruz.

ANEXO A – ANOTAÇÕES DOS ALUNOS

ANEXO B – FOTOS DA ATIVIDADE

ANEXO A – ANOTAÇÕES DOS ALUNOS

“Eu gostei muito da aula de informática porque no mundo de hoje a tecnologia é base de tudo, eu estava esperando essa aula há muito tempo.

Quero aprender mais e achei muito legal que alguns colegas ajudaram quem não sabia nada como eu.

Os Professores também tiveram um carinho enorme conosco.

Amei e espero mais aulas, obrigada, já estou fazendo minha história”.

Antônia Graciete de Oliveira.

“Foi muito importante eu fazer a informática e quero fazer um Currículo, eu adorei vocês e todas as pessoas do PROJOVEM URBANO”.

Verônica.

“Para mim está sendo muito importante minha aula de informática, com o editor de texto, porque não tinha idéia de como escrever um texto, e apesar de pouco contato, acho que estou conseguindo aos poucos superar. Espero aprender como fazer um bom currículo e muito mais”.

Ana Alice.

“Eu tenho um pouco de dificuldade nas pontuações, quando estou escrevendo, não coloco o ponto de interrogação, ponto final nos lugares certos. Quero aprofundar mais porque é muito importante ter mais conhecimento na parte da informática.

É muito importante a gente se aprofundar mais ainda para colocar os acentos nas letras, pois não sei colocar e escrever melhor, correto e formatar. Tenho dificuldade e quero aprender montar uma planilha”.

Marcos Henrique Lima da Silva.

“Foi muito interessante a aula de informática, pois eu pude ver coisas que eu não dava muito importância no meu próprio computador em casa, também pude ajudar a uma de minhas amigas que não tem nenhuma noção de informática, foi um pouco difícil escrever no editor de texto, porque estou acostumada com a escrita abreviada e errada da internet e toda hora eu queria abreviar e o editor não deixava.

As pessoas da sala são legais, só preciso me acostumar com o editor, achei muito importante a idéia de estar escrevendo o nosso livro no computador”.

Meire Michele dos Santos.

“Minha principal dificuldade no Editor de Texto são as pontuações, a criação de um texto, na verdade não tenho muita segurança para trabalhar com este programa, por não ter costume de mexer, o ícone sempre está na tela do meu computador, mais nunca acesso”.

Edvaldo Ferreira Alves.

Um comentário:

  1. Sou professor do projovem urbano aqui no Espirito Santo, município de Serra. Adorei o trabalho de vocês ai em vossa cidade, gostaria de parabenizá-los pelo sucesso. Eu diria que isso nos inveja muito, pois em nossa cidade nossos alunos são tulidos de usufruir deste direito. Existem laboratórios de informática mas funciona como "elefante branco", ninguem pode tocar. Há um descaso total por parte da SEDU-Serra-ES e addministração municipal é de total omissão ao caso.
    JJCampos - professor de matemática.

    ResponderExcluir