segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudo dirigido!

O estudo abaixo é uma colaboração do Professor Luiz Carlos Ramos - Ciências Humanas.
Obrigado Professor, todos os alunos agradecem sua dedicação.


PROJOVEM
Núcleo Dilermando Cruz
ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Revisão para a Avaliação da Unidade V.


1. Televisores, exames médicos, novos remédios, celulares, computadores enfim, todos os produtos que nos acompanham no dia a dia-a-dia. Esses produtos são resultados de:
a) processos tecnológicos, da ciência e da invenção humana.
b) muito estudo e sorte dos pesquisadores
c) conhecimento do que é necessário fazer para ganhar dinheiro

2. Podemos definir a técnica como:
a) método desenvolvido como uso ou não de objeto que facilite a produção de algo em pequena escala.
b) conhecimento utilizado para produzir dinheiro.
c) uso de computadores na produção.

2.1. Tecnologia pode ser entendida como:
a) uma técnica avançada, resultante da aplicação da ciência.
b) produzir coisas modernas para a humanidade como baixo custo.
c) estar antenado nos lançamentos tecnológica da informática.

3. Os seres humanos não apenas se adaptam à natureza, mas produzem um cada vez mais diferente das condições apresentadas pela natureza original. Cap.2
Em relação ao processo de transformação do espaço gerado pela tecnologia, pela ciência e pela informação podemos dizer que:
a) a tecnologia não é igual em todos os pontos do planeta, a tecnologia não está ao alcance de todos.
b) é igual todos os países e todas as pessoas tem acesso a tecnologia igualmente.
c) a tecnologia só esta disponível para quem se interessa por ela.

4. Ao estudarmos o nível de desenvolvimento tecnológico nos países no mundo podemos observar é possível identificar:
a) grandes desigualdades tecnológicas e espaciais.
b) apenas grandes desigualdades culturais e econômicas.
c) O Brasil, a Índia são considerados países em desenvolvimento.

4.1. O grupo de países do chamado Primeiro Mundo é formado pelo:
a) Canadá, Estados Unidos, Japão e Alemanha.
b) China, Brasil e Índia.
c) Angola, Moçambique e Marrocos.

5. Os paises do chamado Primeiro Mundo possuem como características comuns:
a) tecnologia avançada, grande cientifica, agricultura mecanizada e altamente produtiva, grandes indústrias e população possui excelentes condições de vida(salário elevado, educação e saúde de qualidade, moradia, lazer alimentação etc.)
b) muita tecnologia, mas possuem vários problemas sociais fruto de uma má distribuição de renda.
c) liderança econômica, comercial e tecnológica, mas a renda per capta (por pessoa) é baixa e forte concentração de capital na mão de uma pequena parte da população, quer dizer uma grande diferença social.

6. Em relação à concentração da riqueza do mundo.
6.1. A maior parte da riqueza do mundo e por, por sua vez, a maior produção científica e tecnológica estão concentradas nos:
a) países desenvolvidos.
b) países em desenvolvimento.
c) subdesenvolvidos.

7. A liderança econômica, comercial e tecnológica dos países desenvolvidos pode ser também observada por meio de dois índices: o PIB e a Renda per capta.
Em poucas palavras podemos definir;
PIB como:
a) a soma de todos os bens e serviços produzidos internamente por um país, durante um ano.
b) Produto Industrial Brasileiro.
c) Toda a produção industrial de um país em um ano.

7.1 Renda per capta como:
a) a riqueza produzida por um país, ou seja o PIB dividido pela população.
b) a média dos salários dos trabalhadores.
c) Quanto cada trabalhador ganha mensalmente.

8. O Brasil a Índia, a China são exemplos de países chamados de emergentes. São países que:
a) conseguiram se industrializar, mas que apresentam grandes desigualdades sociais e maioria da população possui precárias condições de vida.
b) possuem grande potencial de crescimento, estão impedidos de crescer por causa da globalização.
c) ainda não conseguiram emergir industrialmente, possuem uma alta renda per capta acompanhada de um grande PIB.

9. Os paises mais pobres, onde a maior parte da população vive em situação de pobreza e frágil desenvolvimento econômico, tecnológico e cientifico são chamados de:
a) subdesenvolvidos ou países do Terceiro Mundo.
b) emergentes ou países em desenvolvimento.
c) pobres ou não industrializados.

10. Os países chamados subdesenvolvidos ou do Terceiro Mundo possuem como características comuns:
a) a desigualdade social e a concentração da riqueza nas mãos de uma minoria (elite), elevados índices de analfabetos, altas taxas de mortalidade infantil, baixa expectativa de vida, baixos investimentos em: educação, ciência e tecnologia, saúde, saneamento básico e lazer.
b) possuem apenas baixa industrialização.
c) grande renda per capta, acompanhada de altos índices de violência e corrupção que impedem o progresso.

11. Os países subdesenvolvidos localizam-se;
a) na América Latina, no Continente Africano e na Ásia.
b) Europa, América do Norte e Oceania.
c) na África, no Emirados Árabes e na Europa ocidental.

12. Um dos fatores que aumentam a distância entre os países rico(1º Mundo) e pobres (3º Mundo) é:
a) o investimento em educação, escolas publicas de qualidade.
b) apenas o número de industrias.
c) a inteligência e a cultura do povo.


13. Em nome do progresso, do desenvolvimento industrial, com o uso intenso da tecnologia em busca do aumento da produtividade, num processo que se iniciou com a Revolução Industrial, século XVIII a natureza foi duramente mal tratada, degradada, com danos irreparáveis. Essa situação descrita nos informa que:
a) a ciência e a tecnologia podem gerar benefícios e/ou prejuízos para o meio ambiente e a humanidade.
b) a ambição humana não respeita limites ambientais.
c) a ciência e tecnologia são responsáveis pela degradação do planeta.

14. O grande desafio a ser enfrentado pelos cientistas e a sociedade no mundo atual é:
a) desenvolver formas de produção que preservem o meio ambiente e sirvam para diminuir os problemas de toda a humanidade.
b) aumentar cada vez mais a produção.
c) aumentar a produção independente dos impactos ambientais

14.1 Ao longo da historia do homem é possível percebermos:
a) como as técnicas de produzir, os modos de organização do trabalho sofreram significativas mudanças
b) como a tecnologia se desenvolveu na Idade Média.
c) Uma continuidade na forma de pensar o meio ambiente.

15. O conjunto de transformações que ocorrerão na Inglaterra a partir do século XVII que alteraram radicalmente a estrutura econômica, social, política e a na forma de produzir, que passou a utilizar grandes máquinas, foi chamada de:
a) Revolução Industrial.
b) Idade Contemporânea.
c) Idade das Ferramentas.

16. A Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra do século XVIII, provocou, partir do uso de grande máquinas nas fábricas, entre outras mudança a substituição do artesão, que eram dono de suas ferramentas, do saber-fazer e da matéria prima pelo:
a) operário assalariado, especializado e despossuído.
b) empresário rico e bem sucedido.
c) Proletário dono dos meios de produção.

17. Hoje para montar uma industria, são necessárias, basicamente, capital para comprar instalações, máquinas, ferramentas, matérias primas, mão-de-obra, trabalhadores e tecnologia de produção. Os fatos que explicam a Inglaterra, no século XVIII, ter saiu na frente na Revolução Industrial:
a) acumulou capitais com o comércio e exploração colonial, possuía um grande desenvolvimento científico que gerou avanços técnicos, possuía carvão e ferro e uma situação social, política e religiosa favorável.
b) Os ingleses eram mais inteligentes que os outros.
c) A colonização dos EUA transferiu tecnologia e recursos econômicos necessários para a Revolução Industrial.

18. Relacione:
(1) artesanato (2) manufatura (3) maquinofatura
( ) Os artesãos eram donos dos meios de produção e realizavam todas as etapas de fabricação.
( ) Substituição das ferramentas e da força humana por máquinas que utilizavam as forças da natureza ( água, vento, vapor).
( ) Os artesãos executavam apenas uma etapa do processo de fabricação do produto o comerciante e dono da matéria prima.
( ) O trabalhador é especializado, opera uma máquina e troca a sua força de trabalho por um salário mensal.

19. O avanço dos ingleses sobre os mercados mundiais proporcionou-lhes três condições fundamentais expandir a industrialização. Quais eram essas condições?
a) ( ) matéria-prima, máquinas, operários.
b) ( ) mercado consumidor, empresários, operários
c) ( ) mercado consumidor, capital, matérias-primas.

20. Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando cada fato histórico ao seu efeito na sociedade da época:
(1) Crescimento excessivo da mão-de-obra disponível
(2) Emprego de mão-de-obra feminina e infantil, muito mais barata.
(3) Criação dos bancos
(4) Invenção da locomotiva a vapor e desenvolvimento dos trilhos de ferro.
(5) Criação do sistema de crédito.
(6) Relatos de exploração da burguesia industrial sobre o proletariado. ( ) Permitiu aos comer- ciantes pagarem suas mer- cadorias em prestações.
( ) Os salários se torna- ram cada vez mais baixos.
( ) Possibilitou um grande avanço do comércio, ao diminuir as distâncias.
( ) Provocou o desem- prego dos homens adultos.
( ) Deram origem a movi- mentos operários

21. O uso do vapor como força motriz, na indústria e nos transportes, representou o início da Revolução Industrial. Leia com atenção as afirmações e assinale a resposta certa.
I- Com a invenção da máquina a vapor, a manufatura foi substituída pela fábrica.

II- Com a utilização do vapor nos meios de transportes, a circulação de mercadorias tornou-se mais rápida e mais barata.

III- Com o desenvolvimento da indústria, a popu- lação rural migrou para as cidades, provocando a paralisação da produção agrícola por falta de mão-de-obra.
a) ( ) Todas as proposições estão corretas.
b) ( ) Somente uma afirmação está correta.
c) ( ) As afirmações I e II estão corretas.

22. As novas tecnologias tem sido, frequentemente, associadas ao consumo dos jovens. Muitos são rotulados de consumistas devido ao fascínio, o encantamento frente às permanentes inovações apresentadas no mercado. Algumas pessoas mal conseguem esperar os lançamentos para adquirir os novos aparelhos.
O ato de consumir não se esgota na compra ele engloba várias etapas, você é capaz de colocar essas etapas em ordem, numerando-as?
( ) compra
( ) de quem consumir
( ) como consumir.
( ) decidir o que consumir.
( ) comprar
( ) por que consumir

23. Após a compra existe:
a) o uso e o descarte
b) a divida no SPC
c) o arrependimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário