terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Apresentação do Plano de Ação Comunitária

Apresentação do Plano de Ação Comunitária - PLA

Polo Nelson Carneiro

Data: 19/12/2009.
Horário: das 9h às 17h

Público-alvo: Coordenação Municipal, alunos, professores, equipe de coordenação de pólo, Instituto Via Brasil, Parceiros das Ações do Pla.

A apresentação do Pla faz parte do currículo Programa Projovem Urbano, que é desenvolvido em território nacional. O Polo Nelson Carneiro é responsável por 18 escolas (núcleos), abrangendo os seguintes bairros: Ramos, Jardim América, Del Castilho, Olaria, Manguinhos, Vigário Geral, Quintino Bocaiúva, Ilha do Governador, Rocha Miranda, Colégio, Jacarezinho, Higienópolis, Cidade de Deus, Itanhangá, Gamboa, Rio Comprido, São Cristóvão e São Conrado.
Esta atividade visa apresentar os temas que serão abordados na ação desenvolvida pelos jovens que estudam no Programa, juntamente com as educadoras de participação cidadã.
Os temas foram escolhidos a partir de discussões em sala de aula, através da construção do que denominamos “Mapa dos Desafios”, onde alunos e educadores refletem e dialogam sobre os principais problemas da sociedade e, através de critérios preestabelecidos, elege-se uma problemática sobre a qual será pensado um plano de ação com vistas a melhorar/despertar/alertar/denunciar as causas e consequências deste na qualidade de vida da população e no meio em que vive. O objetivo é “plantar uma idéia para um futuro diferente”.
Os temas que serão trabalhados na apresentação são: Meio Ambiente, Violência Doméstica, Drogas, Saúde, Limpeza Urbana (e sub-temas). “A avaliação da realidade e a sistematização dos trabalhos nos planos de ação comunitária proporcionam aos alunos a oportunidade de vivenciar situações de conflito e negociações para sua superação, de dimensionar conquistas, avanços e recuos, refletindo sobre as práticas sociais e consolidando suas experiências.Nessas reflexões, os jovens aprendem a avaliar o alcance de suas ações, as formas de encaminhamento das demandas e os meios de realização, sendo levados a compreender a importância e a eficácia do trabalho coletivo e solidário e tudo que isso pode representar em termos de aprendizado e desenvolvimento de competências e habilidades, visando à participação social e ao exercício da cidadania” (Manual do Educador – Orientações Gerais, p. 23, 2008).



Programação:

9h às 10h – Acolhimento
10h 30min – Abertura do evento
11h – Início das apresentações: esquetes e vídeos
12h30min – lanche
13h – Retomada das apresentações

Obs.: Cada apresentação durará, em média, 10 minutos
16h – Encerramento

Recursos:
Data show, telão, caixa de som amplificadora, lap top, mesa de som com 4 canais para microfone. Utilização do palco e iluminação, assim como o som do teatro.
Para o cenário: duas mesas pequenas e quatro cadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário