domingo, 1 de novembro de 2009

Visita Técnica à cidade de Petrópolis


Abaixo, coloco o planejamento inicial da visita técnica à cidade de Petrópolis.

Planejamento de Atividade
Visita Técnica à Cidade de Petrópolis
Núcleo (s) presente (s): Todos
Data: 30 de Outubro 2009
Local: Cidade de Petrópolis
Componente (s) Curricular (es): Qualificação Profissional - Turismo e Hospitalidade

Unidade Formativa: V – Juventude e Tecnologia
FTE – Turismo e Hospitalidade
Atividade Externa:

Visita Técnica à Cidade de Petrópolis.

Roteiro de Visita:
Horário de saída do Rio de Janeiro: 8:00h (Marcar com os alunos às 7h e 30min)
Horário de saída de Petrópolis: 18:00h
Itinerário dos ônibus: Deverá ser programado pela coordenação do Pólo de acordo com as necessidades de cada núcleo.
Pontos Turísticos que serão visitados: de acordo com as possibilidades de Agendamento
• Museu Imperial
• Catedral de São Pedro de Alcântara
• Casa de Santos Dumont
• Palácio de Cristal
• Hotel Quitandinha
• Palácio Amarelo
• Palácio da Princesa Isabel
• Trono de Fátima

Objetivo Geral da Atividade:
Desenvolver uma atividade externa de Visita Técnica à encantadora cidade de Petrópolis com o objetivo de mostrar aos alunos a única cidade imperial das Américas que faz parte da Serra Verde Imperial, uma das principais regiões turísticas de nosso Estado do Rio de Janeiro.
A principal meta desta visita é levar o aluno a um contato mais íntimo com a natureza num clima de montanha e com a possibilidade de levá-los a percepção das múltiplas possibilidades de trabalho que surgem em função da necessidade de atendimento ao Turista em nosso país, levando-se em consideração a produção e promoção econômica, cultural, lazer e cidadania.

Objetivos Específicos:
• Despertar nos alunos a importância de conhecer os Patrimônios e Cidades Históricas;
• Levar os alunos à única Cidade Imperial das Américas;
• Levar os alunos a observação das diversas oportunidades de trabalho que se estabelecem no entorno desses espaços;
• Despertar nos alunos o interesse pela História do País;
• Despertar no aluno o interesse pela Organização do Mercado de Turismo;
• Desenvolver a auto-estima através da experiência de fazer Turismo Intermunicipal;
• Levar o aluno a percepção da importância do PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção neste mercado;
• Desenvolver a habilidade de montar um Roteiro de Viagem e um City Tour;
• Ampliar o conceito de cidadania através do desenvolvimento da Etiqueta Social e Profissional;
• Levar os alunos a listarem os Pontos Turísticos da cidade;
• Perceber as Produções Econômicas, Cultural, Lazer e Cidadania;
• Perceber a importância dos Orgãos governamentais, Governo Federal, Governo Estadual e Prefeituras na Preservação e divulgação destes patrimônios.
• Discutir o papel do conhecimento e da comunicação na melhoria da qualidade de vida;
• Perceber a importância do Trabalho de Equipe;
• Reconhecer recursos multimída que promovem o Turismo; tais como: folders, vídeos, internet, etc;
• Localizar no Mapa a cidade visitada;
• Perceber ações responsáveis pelo alcance dos objetivos;
• Conduzir o grupo a percepção da importância de valorizar a História do país.


Conteúdos trabalhados em cada Disciplina:

• LP – Estudo da Utilização da Linguagem oral obedecendo aos critérios básicos da utilização
da norma culta da Língua Portuguesa incluindo as formas de Linguagem não-verbal. Estudo
de outras formas de linguagem e comunicação além da oral e escrita (arte, cultura,
propagandas, imagens, etc.);
• CH – Estudo através da observação dos Patrimônios Históricos que representam a história do
país e do mundo (Processo de construção da História);
• LI – Estudo de termos técnicos utilizados no turismo e no Mercado de Trabalho na Língua
Inglesa;
• MAT – Cálculos para Escalas e Medidas na relação das Construções observadas;
• QP – Turismo e Hospitalidade – Orientação dos alunos quanto à definição dos Pontos
Turísticos, esclarecimentos com relação aos Patrimônios Históricos e sua importância na
história do país Orientações sobre Etiqueta Social e Profissional;
• QP – Construção – Orientação dos alunos quanto à visualização e a abrangência das obras
realizadas no Período do Brasil Império;
• PC – Orientação dos alunos quanto às possibilidades e a importância do envolvimento
e da Participação Cidadã na Construção do Mundo.

Recursos:
• Ônibus com microfone e Banheiro
• Mapas e Folders para os alunos
• Ofícios para entregar nos locais
• Telefone para ligações interurbanas - Agendamento das visitas com monitores locais
• Lanches (manhã, tarde e noite) para os alunos
• Almoço (Reservar um local que comporte o número de alunos – 2 grupos)
• Xerox “Orientações sobre Etiqueta Social e Profissional”
• Vestimenta dos alunos (camisa Projovem, Calça Jeans, Tênis e Casaco)
• Água


Desenvolvimento:
O grupo de professores do Arco de Turismo e Hospitalidade planejou e organizou esta Visita Técnica com o objetivo de mostrar aos alunos do arco a forma como a atividade Turística em nosso estado está desenvolvida.
A proposta inicial era de levar apenas os alunos do arco de Turismo, mas devido a necessidade de realizar esta visita durante o dia e o número de alunos ser um pouco menor, surgiu então a possibilidade de ampliar a oportunidade para os demais arcos. Sendo assim, o principal eixo norteador da visita será o Turismo, mas os demais arcos irão explorar o evento da forma como cada educador julgar mais conveniente. No entanto, os alunos do arco de Turismo e Hospitalidade deverão focar sua atenção para todos os aspectos do Turismo enquanto atividade econômica geradora de oportunidades de trabalho.
Durante todo o trajeto realizado entre as duas cidades, Rio – Petrópolis, os alunos deverão observar tudo que está relacionado ao Turismo de uma forma geral, sob diversos aspectos que surgem em torno deste setor de Turismo: aspectos econômicas, culturais, artísticos e gastronômicos.
Ao chegarem a cidade destino participarão de diversas visitas guiadas nos principais Pontos Turísticos, nos quais deverão aprender sobre a história destes locais ao mesmo tempo em que colocarão em prática tudo que aprenderam sobre Etiqueta Social e Profissional. Pretendemos com esta visita desenvolver em nossos alunos noções de etiqueta e comportamento que deverão estar compatíveis com cada local. Cada professor vai trabalhar com seus alunos as orientações do Anexo 1 que serão distribuídas previamente.

Orientações para os Professores
Etapas do Planejamento:
1ª Etapa: Orientações aos alunos sobre comportamento (Anexo1)
• Etiqueta Social e Profissional
• Aulas Teóricas e Debates sobre a cidade de Petrópolis
• Trabalho de Equipe
2ª Etapa: Visita Técnica
• Grupos de Trabalho (A forma de Trabalho ainda será definida)
3ª Etapa: Reflexão Analítica dos alunos
• Relatórios individuais com produção textual sobre a visita

Etapa Final (Responsabilidade de cada Educador de Turismo)
• Relatório Final com registro de fotos e depoimentos.
• Apresentação dos trabalhos.

ANEXO 1 (será enviado em breve)

Responsáveis pelo Planejamento:
Todos os Educadores de Turismo e Hospitalidade
• Vera Rosane Pontes da Silva
• Maralice F. de Lima
• Sergio Roberto Mello
• Francisco Cesar Guedes
• Erick Zickmaier

Nenhum comentário:

Postar um comentário