terça-feira, 10 de novembro de 2009

Peça H2O



Relatório peça H2O

Polo Nelson Carneiro

Núcleo (s) presente (s): Jenny Gomes, Rinaldo de la Maré, São Tomás de Aquino, França, Luiz César, C. Mayrinck

Data: setembro de 2009

Local: Teatro Gláucio Gil

Componente (s) Curricular (es): Qualificação para o trabalho, arco Arte e Cultura

Unidade Formativa: IV

Atividade: Peça de teatro H2O

Introdução: teatro educativo-político

O teatro é uma arte milenar, que desde que começou a ser praticada nos formatos formais que conhecemos até hoje, lá na Grécia, no século V a.c. tem servido como divertimento e também como forma de ensino, seja de mitos religiosos, ou seja como forma de conscientização sobre temas de importância para a sociedade local. A partir do renascimento, a separação entre arte puramente estética e “artística” e a arte educacional ficou muito mais evidente, sendo por épocas a segunda absolutamente rejeitada pela primeira, com pensamentos artísticos que se negavam a pensar o teatro como uma ferramenta direta de educação, e sim pensá-lo como o lugar onde o artista poderia colocar o seu potencial histriônico, no caso das grandes divas do século 19, ou criativas, no caso dos grandes encenadores do século 20.

Quem veio quebrar novamente com esta tendência “separatista” foi Bertolt Brecht, famoso e importante dramaturgo e encenador da primeira metade do século 20. Brecht criou o teatro político moderno, e usava ferramentas cênicas bem claras para passar um conteúdo político e de conscientização ao seu público da Alemanha em tempos de guerra, pós primeira guerra, e de guerra novamente. A sua conscientização não se limitava só ao contexto político, mas também ao contexto social de uma forma mais ampla, onde abordava com maestria épica assuntos do cotidiano do povo.

Justificativa:

No caso desta peça, H2o, ela toca um tema em particular, que é o cuidado da água do planeta, tem um intuito educacional no sentido da sustentabilidade do meio ambiente, e tem partes extremamente críticas à cobiça e desperdiço dos terra tenentes do nordeste, falando também dos nossos costumes urbanos, conscientizando o público aos cuidados que devemos ter com o que o planeta nos da..

É muito importante para um aluno de arte e cultura assistir a espetáculos de profissionais da área. Eles podem assim, visualizar na peça elementos que aprendem em sala de aula. Isto é todo o aparelho teatral; infraestrutura, palco, platéia, assim como também podem observar os atores em cena, o cenário, os figurinos, a música. Além de ver com olhos atentos o estilo, a estética, e analisar os temas que a peça propõe e como são colocados em cena. De suma importância é também a discussão desses elementos posteriormente em sala de aula. E também, por último, vale remarcar a importância de seguir, entender e se emocionar com uma história contada.

Objetivo Geral:

Dar continuidade à formação de público e à oportunidade de mostrar aos alunos mais uma vez uma peça teatral em cartaz num dos principais teatros da cidade para gerar discussão e aprendizado.

Objetivos Específicos:

Ajudar ao aluno a ter acesso a espaços culturais que não estão acostumados a freqüentar.

Gerar um espaço pedagógico fora da sala de aula.

Gerar um espaço de descontração compartilhada entre alunos e professores.

Trabalhar com a matéria de ciências da Natureza, assuntos referentes à sustentabilidade, e elementos químicos.

Relato:

Foi um dia muito chuvoso, chegamos a pensar que os alunos não iriam por causa disso, e pelo fato também de não termos ônibus para levar os alunos. A pesar disso, alguns alunos compareceram; aproximadamente 17. Pegamos os ingressos e entramos. A peça é bonita e educativa sem ser óbvia. É divertida, e os alunos riam bastante.

No final os alunos agradeceram a oportunidade, comentavam o conteúdo, comentavam as emoções e sensações que viveram, e refletiram sobre o quanto eles mesmos desperdiçavam água, ou sujavam as calçadas. A peça traz efeito sendo divertida. Esse era o objetivo dos artistas, e acho que atingiram muito bem.

Relatos dos alunos:

A melhor peça até agora – Francisco Bena (Jenny Gomes)

O melhor presente que vocês poderiam ter me dado – Rodrigo (Rinaldo de la maré)

Dormi professor, mas é que estava cansado professor– Luiz Henrique (Rinaldo de la maré)

Muito educativa e divertida – Aurilena (Rinaldo de la Maré)

É tão bom ver bom teatro, que te ensina, que te faz refletir do seu cotidiano – Viviane de Lima (Jenny Gomes)

Fotos:

No final do relatório

Considerações Finais:

A visita foi um sucesso, no sentido do que ela se propunha e de seus objetivos. Infelizmente a chuva atrapalhou e foram menos da metade dos alunos que pretendíamos atingir e que pretendiam ir.

Equipe Idealizadora:

Professores do arco arte e cultura Giovan Bueno e Ignácio Aldunate com o apoio da coordenação do pólo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário